Categorias
Blog

A revolução da experiência do cliente através do Phygital

O que é phygital?

Antes de mais nada, para dar o início a esse blogpost vamos à definição de PHYGITAL. O termo que tem como origem as palavras physical (físico) e digital em inglês, se refere justamente a essa junção do mundo físico e do mundo digital (os dois coexistindo de forma integrada).

Nesse sentido, partindo da perspectiva do mercado, a ideia é que nem o físico e nem o digital se sobreponham ou substituam o outro, mas estejam presentes nas ações da marca, em sintonia, se complementando para tornar a experiência do cliente única.

Somos analógicos, amamos o digital

Devido às inovações tecnológicas e maior acessibilidade à internet por meio de smarthphones e computadores, o virtual passou a estar muito presente na nossa rotina. Pagamentos hoje são realizados de forma simples. Com poucos cliques você consegue comprar aquela roupa que tanto quer através do PIX ou consegue mandar mensagem para seus colegas e familiares com os apps de mensagem, entre muitos outros exemplos.

De maneira natural o digital foi se tornando parte de nossas vidas, a tecnologia foi democratizada e assim as transformações passaram a acontecer de forma acelerada e expandida.

À primeira vista, pode-se ter a impressão de que por estarmos habituados à tecnologia apenas ela já é suficiente para satisfazer as exigências enquanto consumidor. Contudo somos seres analógicos! Por isso, pensar em proporcionar uma experiência que combine esses dois aspectos é essencial.

O phygital como estratégia CX

Como já abordamos por aqui, a estratégia de Customer Experience tem como objetivo olhar para o cliente como centro do negócio, colocar ele e suas necessidades na pauta principal para que todas as decisões e iniciativas estejam alinhadas com aquilo que ele busca.

Em outras palavras, é mapear a jornada do cliente e proporcionar uma experiência satisfatória para ele em todas as etapas.

O consumidor de hoje procura por uma experiência integrada e fluida durante essa jornada, podendo escolher onde e como irá comprar ou entrar em contato com a empresa, transitando pelos meios de comunicação de acordo com sua necessidade, e nesse sentido, o Phygital é importantíssimo!

Dar ao cliente a opção de escolher entre receber sua compra em casa ou buscar diretamente na loja física é um ótimo exemplo de estratégia phygital sendo aplicada de forma simples e que muda completamente a experiência com a marca.

Omnichannel: um grande aliado

Uma estratégia de CX que possibilita a aplicação e implementação do phygital em um negócio é o omnichannel, que tem como objetivo a integração de diversos canais, unificando a comunicação, e isso, claro, inclui tanto os canais online (redes sociais, e-mail marketing, site etc.) quanto offline (lojas físicas etc.)

Por consequência, essa combinação de estratégias traz inúmeros benefícios! Através da junção entre o físico e o digital é possível criar uma experiência excepcional e personalizada, a fim de que seu cliente se torne fiel à sua marca, proporcionando mais vendas, mais satisfação, e um atendimento que será inesquecível.

Conclusão

O hábito do consumidor atual é híbrido e o phygital já é uma realidade. Por isso para uma empresa que deseja ser CX é muito importante estar de olho nas tendências e realmente se adequar a esses novos modelos de negócio e estratégias que surgem, suprindo as necessidades de um consumidor que está cada vez mais exigente.

Quer utilizar o digital e o físico, de forma complementar, para criar uma experiência totalmente nova e estimulante para os seus clientes, mas não sabe por onde começar? Então deixa nas mãos de quem pode te ajudar!

Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções.