A evolução do consumidor
A verdade é que acompanhar a evolução das gerações e as mudanças que as acompanham não é uma tarefa fácil. Há um tempo se falava do consumidor 4.0 e hoje já estamos acompanhando a transição para o consumidor 5.0, que engloba as gerações Y e Z (considerados nativos digitais).
Como já dito em outros textos aqui no blog, a pandemia acelerou muitas mudanças. Com certeza nada muda do dia para a noite, mas podemos dizer que o período de isolamento foi um grande catalisador de transformações, tanto no âmbito das inovações quanto nos hábitos do consumidor, que teve a sua experiência com as marcas modificada.
Além da potencialização de mudanças, há também o fato da Geração Z ter tido um crescimento em seu poder de compra nos últimos anos, geração essa que se mantém muito bem-posicionada quanto às suas opiniões sobre o mercado e empresas. O que passou a influenciar muito o mercado.
Mas antes de prosseguir nesse perfil, iremos abordar os anteriores, e como chegamos até aqui.
Do consumidor 1.0 ao 5.0
Consumidor 1.0
Em uma influência de um para um, as empresas que escolhiam pelo consumidor. Esse público não tinha uma variedade de marcas que possibilitasse a escolha, portanto havia uma relação de confiança e fidelidade com o comerciante.
O cliente nesse perfil era bem objetivo! O interesse estava apenas em comprar um produto de qualidade que solucionasse o seu problema.
Consumidor 2.0
Esse é o perfil do consumidor que tinha como contexto o marketing ficando em alta. Era um novo meio para diferenciação das empresas e criação de estratégias para se destacar. Com isso o cliente passou a ter mais ofertas de produtos (variedade)
O acesso à internet estava no início, e assim surge o compartilhamento de informações através de blogs e portais.
Consumidor 3.0
O digital passa a entrar em jogo! As empresas começam a usar as redes sociais para atrair os clientes, e o comportamento deles aqui influencia as decisões das marcas.
Existe uma busca por representatividade e identificação, por isso as empresas passam a se movimentar para estar mais próximo do cliente.
Consumidor 4.0
Já integrados com a internet, os consumidores desse perfil valorizam muito a informação e o contato com a marca. O desejo é se sentir parte de algo, não apenas comprar!
Esse perfil é mais desconfiado, pesquisa bastante antes de comprar, pois possui um poder de escolha proporcionado pela internet (o que se assemelha bastante com o Consumidor 5.0).
Aqui já inicia o apreço pelas experiências, mas em um nível menor.
As características do Consumidor 5.0
Chegamos finalmente no consumidor 5.0. Como dito anteriormente, esse perfil engloba os millenials (Geração Y) e a Geração Z, duas gerações que tem como principais características a afinidade com a tecnologia e domínio do digital.
É um público que por estar altamente conectado, tem muito acesso à informação e faz uso disso para tomar suas decisões, pesquisando não apenas preços, mas comparando produtos, lendo e assistindo sobre. Além de ouvir opiniões de outros usuários, sendo influenciados por eles e também influenciando, através principalmente de comentários e das redes sociais.
Como uma das diferenças em relação ao Consumidor 4.0, há a exigência da velocidade. Você precisa entrar no tempo do seu cliente, esperar em filas não é mais uma opção! Esse perfil está acostumado com respostas rápidas e instantâneas, além de um contato sem atrito e interferências.
É fundamental também tornar a experiência algo excepcional, pois após a pandemia de COVID-19 uma coisa ficou clara: o cliente está sempre em busca de algo a mais do que só apenas comprar, e isso pode ser bastante decisivo para seu negócio!
Algo muito importante para essas gerações abrangidas pelo perfil 5.0 é a responsabilidade social das empresas! Por isso elas optam por quem têm responsabilidade social e levam em consideração causas como a sustentabilidade, inclusão, igualdade, podendo até mesmo cortar relações com uma empresa quando não concordam com determinados posicionamentos.
Como alcançar o Consumidor 5.0?
Pode ser assustadora a velocidade em que o perfil de consumidor tem mudado. Mas afinal de contas, quais estratégias podem te ajudar a conquistar esse novo público?
Primeiro de tudo: esteja atento a todas as tendências! Voltar o olhar para as necessidades do consumidor e as inovações é a receita perfeita para não ficar para trás frente às mudanças recorrentes.
Além disso, outra estratégia é estar presente nas plataformas de forma integrada e 24h por dia, o que possibilita ter uma comunicação mais fluida e eficiente. Você evita os conflitos de informações, facilitando o atendimento e remindo o tempo do seu cliente, algo que você só encontra na através do omnichannel.
Foque na experiência! Estamos sempre falando sobre o quanto a experiência do cliente impacta em suas decisões, e agora isso está ainda mais evidente. Por isso, surpreenda-o, traga uma experiência inovadora, faça com que ele se apaixone pelo seu atendimento.
O consumidor 5.0 já é o presente. Seu poder de compra e de influência precisa ser levado em consideração, pois a tendência é que aumente cada vez mais. Então não perca a oportunidade de rever suas estratégias e colocar o seu cliente no centro!